sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Maldito Vestibular!


Quem está naquela época das ‘mágicas’ provinhas que arrasam nossas vidas levanta a mão? o/ Hoje mesmo está saindo resultados da UNESP, ontem UNIFESP e por aí vai a grande lista...
Pois é.. Não há nada mais desumano que a máquina selecionadora. O vestibular.Você pode ser o melhor aluno da sala, o mais inteligente, mas se no dia da prova estiver morrendo de dor de cabeça, nervoso ou algo assim.. JÁ ERA. Aquela coisinha selecionadora de pessoas te deixa de fora. E todo seu esforço é jogado de lado. Estou vendo amigas na agonia da ‘lista de aprovados’ da ‘lista de espera’ e toda a prafernalha(essa palavra existe?O.o)da coisa! Vendo amigas que se esforçaram o ano todo mas não chegaram lá por décimos. E a questão vai muito mais além quando passar no vestibular vira sinônimo de ‘inteligência’, o que na minha opinião é uma consideração no mínimo burra. Tenho uma amiga que esta prestando para medicina. E esses dias me revoltei com uma situação (isso porque não era comigo !)
Uma conhecida a encontra na rua.
-Oi Tina, como está? E os vestibulares?
-Ah, não deu esse ano..
-Ai que pena, minha filha vai começar as aulas em março.
(...)
A menina filha da mulher, vai fazer medicina também. E passou em uma particular que custa seilá uns 2.5 mil por mês. Assim é fácil! E ainda querem esnobar, é o fim! Por isso eu me revolto mais ainda. Está tudo errado nesse sistema. Deveriam analisar toda a trajetória do aluno durante sua vida acadêmica. Notas,comportamentos, tudo. Mas não é assim que funciona. A verdade é que, enquanto isso não acontece quem tem dinheiro pode escolher em se matar de estudar para entrar em uma pública ou fazer uma particular.Agora quem não tem toda essa grana(a grande maioria) só tem uma opção. É válido considerar que as públicas são geralmente melhores, mas nada contra com quem fez/faz particular, pois existem ótimas faculdades também.A questão não é essa. É sim de como é injusta essa seleção. Principalmente quem não tem outra opção, se não esta! Espero que pelo menos quando meus netos tiverem nessa fase da vida, o sistema tenha mudado para algo justo. Por hora, continuamos assim, sendo picotados pela grande máquina!

19 insanidades:

Bissulle disse...

tenho ate medo de chegar na epoca dos vestibulares. haha'

aa e essa de analizar notas e comportamento escolar nen rola, eu estaria ferrado. haha'[2]

Unknown disse...

Meu irmão está se dedicando muito...
Porem pra minha matéria nem preciso estudar, filosofia qualquer um passa! =D

Curti o Blog, passe no meu também! ^^

Unknown disse...

ja fiz uns 10...heheeh pra depois largar o curso..éh normal..rs

Bruna disse...

Ah, eu tenho medo desse tal vestibular. Ainda tenho 3 anos de estudo pela frente, mas passa tão rápido... Se o sistema de seleção é na base da melhor nota na prova, a única opção que tenho é me matar em estudar mesmo, já que dinheiro que é bom eu não tenho.
Mas, se fosse na base do histórico escolar, acho que eu poderia ficar tranquila, passaria fácil, fácil.

Kisses

Anônimo disse...

Vestibular eh um instante importante na vida!! eu Passei na UFF,UFJF,UFRJ. O importante eh estudar o suficiente! As vezes estudar o dia todo nao adianta.
Sorte a todos que prestam o vestibular...

------------------------
http://jokers.mimhospeda.com/

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

concordo em partes com vc, estudo em uma boa universidad particular, não tinha dinheiro para pagar, mas como ganhei uma bolsa, ótima..e essa é um boa opção..

Anônimo disse...

Vestibular é legal foda são as provas mesmo kkkkk! E passar é mais dificil ainda. Mas se eu consegui você consegue também.

Vítor Torrez disse...

Bela, fantástico o post! xDD
Penso exatamente o mesmo...Esse ano tentei pra medicina (só nas federais...) não passei em nenhuma...
No natal, ao invés de me desejarem feliz natal, TODOS vinha com a mesma frase: "Nem te preocupa, viu? medicina é difícil de passar de primeira, Deus vai fazer o que for melhor pra ti"

xDD
Sério...muito chato...

Beijos,
Vítor Torrez
http://insanoraciocinio.blogspot.com/

Julia Wartha disse...

Legal o post Bela!

Realmente, às vezes a pessoa é muito inteligente e estudou muito, mas está num de seus piores dias. Fazer o quê, a maquininha aquela é cruel =/

;*

Vítor Torrez disse...

Pois é...Ser radical causa muita discussão xD
Fazer o que, né? Alguém tem que ser radical pra compensar os que ficam parados :D

Beijos

Anônimo disse...

É verdade, Bela, o histórico deveria ser mais levado em consideração. Isso ajudaria os professores, inclusive, pois os alunos não se contentariam apenas em passar e se esforçariam mais durante o ano. Mas é aquilo: como estamos no país do jeitinho, do QI, acho que o vestibular é a fórmula mais idônea por enquanto, embora não seja a mais agradável ou justa. Beijos, sucesso no blog e nas provas!!!

Unknown disse...

Vixe... Boa sorte pra vc!

Eu prestei 4 vestibulares e passei em 2 na minha "vez"=)

Tb sou contra esses tipos de avaliação! Agora aguardo a OAB, em 2010 ou 2011, depois q eu me formar...

Vi seu blog na comu do Orkut!
Passa lá no meu blog tb:
http://blogdapattyandrea.blogspot.com

Anônimo disse...

Cara, nem sempre as públicas são melhores. Aqui em belém (pa) é mto difícil entrar na federal. não pq os alunos não estudam. a própria universidade q acaba com a gente. eu faço particular. é uma das melhores do brasil. e o mesmo curso (q só tem na federal, não tem na estadual) é mto precário. faltam equipamentos e os professores sempre entram em greve! a grande vantagem de uma publica, além de não pagar é claro, é o peso q tem teu diploma, mas realmente essas provas são injustas.

Sua formula se baseia em: disse...

BATE NESSA TIA (OSAAKSPOASKAPOSKREVOLTANTE)

Esse epoca e foda mesmo pts, ano que vem será a minha hora de enfrentar a máquina..uiui rs

Bjs;* Adorei o post e o blog tbm o/

Carlos Gregorio Junior disse...

Ainda bem que passei na UFAL esse ano

é mta expectativa

da mto nervoso na hora da prova

Ananda V. Sgrancio disse...

Eu entro nessa vida de vestibular apartir de Quinta feira desta semana.
Dá um frio na barriga só de pensar!





http://opniaoinutil.blogspot.com/

Unknown disse...

Já passei pelo crivo do vestibular e sei que é complicado.

Flávia Alonso. disse...

Ah eu sei bem como é isso ! =/

Passei o ano de 2008 inteiro me preparando e mesmo nas horas de distração o assunto principal era o tal do vestibular, assim como o hoje são os resultados do tal vestibular ! haha

© 2008 Por *Templates para Você*