domingo, 8 de fevereiro de 2009

Beber até cair?


Com certeza você já deve ter escutado essa expressão, e até ‘convidado’ a praticá-la. Hoje em dia, o consumo de bebidas alcoólicas entre jovens se tornou algo comum. Tão comum que ‘beber até cair’ pode ser motivo de glória. Incomum hoje é ir a uma festa de jovens e não ter pessoas caídas pelos cantos, passando mal. Incomum hoje é dizer: “Não eu não bebo, obrigado”. Todo mundo já leu, ou conhece a explicação que especialistas dão para isso. “Jovens tem maior vulnerabilidade ao consumo de bebidas alcoólicas pelo fato de não terem uma personalidade formada. Muitas vezes pelo incentivo de amigos, o jovem se enquadra ao ‘sistema’ para não ser julgado como fraco.” Sinceramente essa teoria, não foi válida para mim. Otário é quem bebe, para se mostrar ‘forte’, ‘adulto’. A meu ver, esse tipo de atitude só mostra o quão imaturo essa pessoa é. Fraco para mim é se enquadrar em um sistema só para mostrar para os outros que você também pode. E o pior é que eu não preciso de uma revista com uma matéria para saber sobre isso. Eu vejo todos os dias coisas desse tipo acontecerem. E não me venha com essa que ‘bebo para esquecer os problemas’. Sinto muito, problemas eu tenho e todo mundo tem. E nem por isso eu vou até o barzinho da esquina encher a cara. E tudo isso para que? Para que? Eu vou às festas e vejo todo mundo bebendo, passando mal, mas eu juro que eu não entendo. Passar mal no dia seguinte, nem lembrar do que você fez estragar a SUA festa e muitas vezes as dos OUTROS. Tudo isso para parecer legal? Para esquecer os problemas? Pois é, mas os problemas vão estar ali no outro dia e você vai continuar sendo a pessoa que sempre foi. Existem outros modos de se ‘soltar’ sem precisar beber. Desculpa aos que gostam de ‘beber até cair’, mas para mim essa é uma prática de pessoas fracas e sem personalidade. Isso sem falar das conseqüências. Inúmeros acidentes de trânsito, brigas, e muitas vezes o consumo é tão grande que o jovem vai parar no hospital. Eu não tenho nada contra quem bebe moderadamente, sem exageros. Mas normalmente não é assim que a coisa funciona. Os jovens muitas vezes têm vergonha de falar que não bebem e quando falam são julgados pelo grupo. Pois bem. Eu tenho 17 anos NUNCA tomei nenhum PORRE e falo isso com muito orgulho. Vergonha? Eu teria vergonha si tivesse caída pelo canto de uma festa sendo levada para um hospital. Isso para mim é vergonha
Por: Bela
Um beijo a todos e desculpa a agressividade do texto :O Até mais...

10 insanidades:

Vítor Torrez disse...

Bela,
pra mim foi o melhor texto do blog até agora ;D

Se embebedar tornou-se sinônimo de "curtir" uma festa. Bom, eu nunca precisei de uma bebida para tornar a minha festa melhor ou mais divertida. Sempre achei que amigos fossem mais do que o suficiente para tal finalidade.

Infelizmente, "beber até cair" passou a ser incentivado por todos. Um exemplo deprimente disso foi quando, na última festa que eu fui, umas 5 meninas se juntaram em torno de mim e do meu amigo (os dois únicos que ainda passariam em algum teste de bafômetro)e começaram a apostar quem elas fariam beber primeiro....Realmente lamentável.
(Alguns ainda me chamam de antisocial por evitar ao máximo festas...)

O pior de tudo é o fato de uma grande maioria dessas pessoas fazerem isso por pura vontade de ficarem bêbados, e não por gostarem da bebida.

Por realmente achar que isso não vai mudar tão cedo, acabo preferindo outros programas, como ir na casa de amigos, assistir um filme, etc....

Parabéns pelo post ;D

Beijoos
Vítor

Julia Wartha disse...

Bela! Arrasou no texto guria :)
Concordo contigo, eu também não bebo, e se bebo é pouco, só para acompanhar o namorado, e não tenho vergonha disso. Acho a coisa mais ridícula do mundo essas pessoas se embebedando por aí, que chegam no final da festa sem conseguir nem caminhar direito, precisando de ajuda para ir para casa. Gente vomitando pelos cantos, caídos na calçada. Que coisa horrível. Sempre me perguntei "pra quê isso?" Pior ainda é quando você vê algum conhecido, alguma amiga assim. O sentimento na hora é inexplicável.

Os jovens estão perdendo a cabeça, estragando suas festas e muitas vezes as festas dos outros, como você disse.

Eu protesto contra isso, com certeza!

Boa semana Bela!

Caio Coletti disse...

flou e disse... tbm naum bebo nem pretendo "beber ateh cair" em festa nenhuma na muinha vida, senão a festa acaba naum eh? as vezes naum soh pra você... sempre achei essa coisa de se adequar ao gurpo uma besteira, eu sou do jeito q sou e faço o q quero, kem gosta de mim tem a afeição devolvida, de kem naum gosta eu apenas mantenho distância... pq afinal tdo o q eu kero eh paz! :D

abraços

http://filme-pipoca.blogspot.com/

Ketty disse...

Bom bela gostei muito do seu texto e concordo com você existe hoje em dia pessoas que têm um estilo forçado por exemplo bebem umas e outras pra dizer "eu sou o(a) cara" e por ai vai. esse tipo de coisa é vergonhoso mesmo porém existem aqueles que bebem pra ficar legal pra curtir mas sem sair do ponto e no outro dia se levantao e continuam suas vidas normalmente ao inves de acordar num hospital.eu tenho 15 anos e na minha idade as pessoas já gostam de "aparecer" mas eu não tenho vergonha de dizer que não bebo o maximo que faço é tomar uns copinhos de leve numa festa e continuo na minha sem dar vexame mas infelizmente nem todo mundo é assim!
parabéns pelo texto

Lemos, Fernanda. disse...

An... EU NÃO BEBO, obrigada !
Como sempre arrasando nos posts ! Parabéns.

;*

Nat Valarini disse...

Bom dia beleza!

hihihihi...
Desculpe-me pelo trocadilho.

Gostei muito da posagem.

Eu não consumo bebidas alcoolicas e acredito que dá sim para ir a eventos e aproveitar tudo, de cara limpa.

Não sou do tipo de pessoa que encrenca com quem bebe, mas nãoaprovo excessos, sabe?

Em tempo: Passei para lhe avisar que lhe indiquei para receber um selo.

Passe no 'Garota Pendurada' para resgatá-lo.

Kiso

http://garotapendurada.blogspot.com/

@Taylguedes disse...

adorei o texto...é uma verdade...muita gente por teleguiação bebe e se acha por isso...eu te digo que sim eu ja bebi e me arrependo muito...nunca mais uma gota de alcool na minha boca..
bjus
http://taynalu.blogspot.com/

@Taylguedes disse...

aah sim tem um selo pra ti nu meu blog..pega lá!

Flávia Alonso. disse...

Ótimo tema Bela! .. Concordo em genero, número e grau com o post.

Atualmente é muito mais facil encontrar um jovem com bebida ou um cigarro na mão do que com um livro por exemplo!

As pessoas infelizmente estão perdendo o bom-senso e o amor proprio :/

Rodrigo Campos disse...

Consciencia é o que anda faltando a muitas garotas de sua idade, apesar de considerar o alcool, algo que pode ser prazeroso e estimulante mas desde que consumido com moderação, acima disso, é só dor de cabeça e vergonha.

Como falei tenho evitado, mas em alguns ambientes, é complicado ficar sem beber, esses dias estava comentando com a minha namorada, que quando estamos em uma festa sóbrios não entendemos o idioma da etilicidade que esses desorientados balbuciam.

Mas acho que essa geração está passando um pouco da conta e começando muito cedo beber, estou beirando os 30 e no meu tempo, era muito difícil alguém ficar bebendo por ai com 16, 17 anos, esses dias vi uma garota de no máximo 13 anos bebada de cair, e o pior de tudo com anuência dos pais.

Enfim, quer beber, beba, mas saiba seus limites, por que se não, é melhor beber leite.

© 2008 Por *Templates para Você*